O enfermeiro tem como principal função, prestar assistência ao indivíduo doente e seus familiares, além de promover atividades voltadas ao cuidar e também funções administrativas.
Em um laboratório de Hemodinamica, o enfermeiro exerce, além dessas atividades, a função de prestar assistência ao paciente no pré e no pós-procedimento, gerenciar as atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem e gerenciamento de materiais.
Devido à complexidade dos procedimentos realizados, é importante que o enfermeiro esteja atento a real necessidade do paciente, que por sua vez desconhece tais procedimentos gerando um elevado grau de medo e ansiedade. Estes sentimentos podem ser observados tanto pela equipe de enfermagem, quanto pela equipe médica durante a anaminese. Podendo até mesmo impedí-los de realizar o exame. Diante desses fatores, nós enfermeiros devemos estar prontos para atender as necessidades de nossos pacientes além da assistência rotineira.
É preciso que o enfermeiro refira sobre suas atividades, para que não se torne uma ação mecanizada e desprovida de sentido.
A assistência de enfermagem em Hemodinamica, além dos aspectos citados, envolve desde a recepção do paciente até o seu retorno para avaliação e alta.
Normalmente os pacientes são encaminhados da UBS ou consultório médico. Neste serviço, especificamente, atendemos pacientes de convênios, SUS e particulares. Quando são encaminhados da UBS, a equipe de cardiologia deste hospital os recebem e fazem os primeiros protocolos de atendimento, internação e se necessário, cateterismo de urgência. Pacientes encaminhados de consultório médico, são agendados e avaliados antes de serem submetidos ao exame.